sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Espelho

Aníbal Beça*


Para fechar sem chave a minha sina
Clara inversão da jaula das palavras
As vestes da sintaxe que componho
De baixo para cima é que renovo.

Escancarando um solo transmutado
Para o sol da surpresa nas janelas
Ao mesmo pouso de ave renascida
Do fim regresso fera não domada.

Na duração que escorre nessa arena
Lambendo vem a pressa em que me aposto>
Nessa voragem, vaga um mar de calma

Que me alimenta os ossos da memória.
Sobrada sobra, cinza dos minutos,
O que sobrou de mim são essas sombras



*Aníbal Beça, poeta e compositor amazonense,
foi morar no Orun nesta terça, 25 de agosto.

12 comentários:

  1. Estou aqui apenas para provar ao Sr. que venho aqui TODOS (com a ênfase szegeriana) os dias em busca de novidades desde que foi feito o anúncio de que os bares morrem (como pensei ter morrido este blog) numa quarta-feira. Alvíssaras!

    ResponderExcluir
  2. Salve, querido Szegeri. Belo poema do Anibal, a quem conheci em Manaus com outros poetas contemporâneos da verde capital. Tenho uma antologia dele, que mantém a consistência desse belo exemplar que você escolheu. Abraços. pt

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por tudo, Fê. Fico feliz de no dia que visitei o blog ele ter sido reativado. E ainda com falas da minha amazônia querida. Viva o Amazonas! o Rio e o poeta.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza ver este canto com linhas novas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Só dói, como o samba, agoniza mas não morre...

    ResponderExcluir
  6. Aleluia.....o Homem apareceu......

    ResponderExcluir
  7. Lindo poema. Também passo sempre por aqui e fiquei feliz ao ver que havia novidade no bar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É a nossa dose mensal de humanidade!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tô te seguindo. Não vá me pregar uma peça rs! Li isso no dia que tbém perdi um amigo. Bjos a todos em casa.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de corrigir a autoria! Esse poema é de minha autoria Luiz Alberto dos Santos Monjeló e não de Anibal Beça. Se você conhecesse a grade obra de Anibal Beça veria que não se exprime em versos livres mas com rimas primorosas. Já meus textos são smepre em versos livres. Este poema foi publicado no meu orkut para vários amigos e amigas incluindoo Anibal Beça, talvez por isso se explique o equívoco.Descule mas só agora vi essa incorreção. Do autor Luiz A S Monjeló

    ResponderExcluir
  11. (acerca do poema “Quanto eu passar a porta escura”, que originalmente figurava nesta postagem e foi objeto do comentário acima)
    Ilustre Monjeló,
    Peço desculpas sinceras pelo erro, de minha exclusiva responsabilidade. Conheci o poema através de um grande conhecedor das coisas da cultura amazonense, em quem confiei açodadamente no calor do recebimento da notícia da morte do Poeta. O equívoco de quem me apresentou a obra foi certamente fruto de um lapso de memória, absolutamente perdoável. Publicar algo sem as checagens devidas - embora tão comum hoje em dia - é erro absolutamente imperdoável. Quando vi o vosso comentário, e para não repetir o erro, procurei checar e logrei obter o parecer do filho do Poeta, Aníbal Augusto T. Beça, que reconheceu pertinente a contestação. Assim sendo, e tendo em vista a ausência de motivos para não aceitar a vossa indicação de autoria, reitero o pedido de desculpas. Republico o poema em 21 de junho de 2012, com a devida correção e uma nota explicativa. Acerca dos vossos juízos sobre meu conhecimento sobre a obra de Aníbal Beça ou o que quer que seja, guarde-os convosco, posto que não me conheceis.
    Saudações,
    Respeitosamente.

    ResponderExcluir